Notícias

Alckmin acompanha testes com vacina contra dengue no Recife

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou nesta quinta-feira (20), no Recife, do lançamento do Ensaio Clínico da Fase III da Vacina da Dengue, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A imunizante está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos. Os testes nos 1,2 mil pernambucanos selecionados pelo estudo consolidam a última etapa da pesquisa, que acontece em outras 12 cidades brasileiras.

20 de outubro de 2016

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou nesta quinta-feira (20), no Recife, do lançamento do Ensaio Clínico da Fase III da Vacina da Dengue, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A imunizante está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

Os testes nos 1,2 mil pernambucanos selecionados pelo estudo consolidam a última etapa da pesquisa, que acontece em outras 12 cidades brasileiras. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também esteve presente no lançamento.

O governador tucano informou que a vacina irá prevenir os quatro tipos de dengue e antecipou que a fábrica do Instituto Butantan será inaugurada ainda este ano. Alckmin disse estar confiante de que a vacina será comercializada logo após os testes, pois se encontra na última fase para dispor do registro da Anvisa e, assim, ser produzida em escala industrial.

“A fábrica da vacina deve ficar pronta em dezembro deste ano. O mundo não tem nenhuma vacina contra os quatro tipos da dengue. Ela será a primeira e 40% do mundo tem essa arbovirose. Quanto mais rápido viabilizarmos as vacinas, mais rápido a gente terá uma resposta”, ponderou o tucano.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou a importância da vacina. “É um passo importante. Temos que fazer o nosso dever de casa, cuidando, principalmente, para não ter água parada e trabalhar para não deixar que focos do mosquito aconteçam no quintal das casas e nos locais de trabalho”, alertou.

O diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, acredita que não será necessário esperar os cinco anos para que a vacina seja distribuída para a população. “Vamos estudar nesses cinco anos para saber qual a memória imunológica da vacina, se será preciso revacinar daqui há alguns anos. Se esse verão apresentar muita dengue e se nós conseguirmos, efetivamente, vacinar um número razoável de pessoas, é possível que lá para abril ou maio a gente saiba se a vacina funciona ou não”, informou.

Geraldo Alckmin desembarcou na capital pernambucana logo cedo e foi recepcionado pelo presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis; pelo presidente do ITV-PE, o ex-governador Joaquim Francisco; pela presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes; pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapaes, Elias Gomes; e por outros líderes regionais.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2ep6Ekh