Notícias

Com bandeiras na educação pública, mobilidade urbana, emprego e renda, Firmino Filho é favorito à reeleição em Teresina

Candidato à reeleição para a Prefeitura de Teresina, Firmino Filho (PSDB) lidera a disputa eleitoral na capital piauiense. Segundo pesquisa Ibope divulgada na última semana, o tucano é o favorito entre 48% dos eleitores da cidade, com uma diferença de 17 pontos percentuais entre ele e o segundo colocado, Dr. Pessoa (PSD), que tem 31% das intenções de voto. Com uma gestão bem avaliada por 72,78% dos entrevistados em pesquisa do Instituto Credibilidade, feita para o portal Política Dinâmica, o tucano tem consciência de que muito já foi feito pela capital, mas ainda existem grandes desafios por vir.

25 de setembro de 2016

Brasília (DF) – Candidato à reeleição para a Prefeitura de Teresina, Firmino Filho (PSDB) lidera a disputa eleitoral na capital piauiense. Segundo pesquisa Ibope divulgada na última semana, o tucano é o favorito entre 48% dos eleitores da cidade, com uma diferença de 17 pontos percentuais entre ele e o segundo colocado, Dr. Pessoa (PSD), que tem 31% das intenções de voto. Com uma gestão bem avaliada por 72,78% dos entrevistados em pesquisa do Instituto Credibilidade, feita para o portal Política Dinâmica, o tucano tem consciência de que muito já foi feito pela capital, mas ainda existem grandes desafios por vir.

Caso reeleito à Prefeitura de Teresina, Firmino garantiu que a maior prioridade de sua nova gestão será a busca por uma educação pública de qualidade, aos moldes das administrações do PSDB nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. A meta é fazer com que os estudantes da capital avancem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Ministério da Educação (MEC).

“Temos em Teresina uma tradição na busca por uma educação pública de qualidade. Nas administrações do PSDB isso não é apenas uma meta, é uma verdadeira obsessão. Não tratamos a educação como uma pasta política, para nós ela é técnica. Nossa obsessão nos fez alcançar, esse ano, a medalha de bronze no Ideb, índice do MEC que mede a qualidade do ensino. Somos a terceira capital do Brasil com o melhor ensino fundamental. Nossa meta para os próximos anos é conseguir a medalha de ouro”, disse o prefeito.

“Com o trabalho realizado, conseguimos criar as condições e universalizar o ensino na faixa etária de 4 e 5 anos. Para os próximos anos, queremos universalizar na faixa de 2 e 3 anos. Para isso, estamos construindo mais 19 creches e melhorando as já existentes, dotando de mais estrutura. Além disso, os professores são incentivados a se capacitarem, e seu salário é superior ao piso pago nacionalmente”, acrescentou.

Apesar da educação ser prioridade, a saúde também é um ponto importante a ser melhorado em Teresina. O candidato explicou que o sistema de saúde da cidade atende a um número de pessoas que excede o de habitantes da capital.

“Nossos hospitais recebem, além dos teresinenses, pacientes vindos de todo o interior do estado e do interior do Maranhão também. Por isso, realizamos diversas ações na estruturação dos hospitais já existentes, e construímos e reformamos 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, destacou.

Mobilidade urbana

Uma questão preocupante na maior parte das capitais brasileiras, visto o fluxo crescente de veículos nas ruas, a mobilidade urbana também será um dos focos de Firmino Filho. Nos últimos dez anos, a cidade de Teresina viu sua frota de veículos mais do que triplicar, o que causou sérios impactos no tráfego. Para resolver esse problema, o tucano colocou em prática, em seu primeiro mandato, um Plano Diretor de Transporte Urbano.

“No início de nossa administração, buscamos tirar esse plano do papel. Fomos atrás do financiamento, junto ao governo federal, e conseguimos iniciar e concluir diversas obras que estão começando a estruturar esse modelo BRT [Bus Rapid Transit], como a ponte Anselmo Dias, que liga as Zonas Sul e Sudeste da cidade e foi a primeira ponte a ser projetada priorizando o transporte público. Também já entregamos dois de oito terminais de integração, e outros quatro já estão com as obras em estado avançado”, afirmou.

Se reeleito, o prefeito viabilizará a construção de cinco novos corredores exclusivos para ônibus, com estações de transbordo, além da implantação de linhas de ônibus alimentadores, que sairão dos bairros de Teresina com destino aos terminais, e de linhas troncais, que levarão os passageiros ao centro da cidade. O novo sistema deverá diminuir o tempo de viagem e tornar o trajeto mais confortável para os usuários.

Emprego e renda

A gestão de Firmino Filho também pretende dar um impulso à geração de emprego e renda, por meio do estímulo ao empreendedorismo em Tecnologia da Informação (TI). Ele citou o exemplo do programa Lagoas Digitais, que capacita jovens para atuarem no setor tecnológico.

“A cidade tem uma vocação para a educação e sabemos que o empreendedorismo em TI, que estamos estimulando já desde o início do mandato, através de projetos de incubadoras de startups e do Lagoas Digitais, por exemplo, serão expandidos. Os primeiros resultados disso começam a aparecer. Nossos jovens estão desenvolvendo games, softwares e aplicativos, e ganhando dinheiro com isso. A própria Prefeitura utiliza aplicativos desenvolvidos por eles, para gerenciar o sistema de moto táxi”, ressaltou o tucano.

O candidato à reeleição reiterou a sua convicção de que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura tem apenas o objetivo de melhorar a vida da população de Teresina.

“Queremos garantir mais oportunidades de geração de emprego e renda, principalmente para jovens e mulheres; melhorar o atendimento em saúde para os teresinenses e para nossos irmãos do interior; avançar mais na educação, para que possamos realizar o sonho de todo pai e toda mãe de ver seu filho realizado profissionalmente; ver nossos idosos com saúde e tendo mais qualidade de vida; garantir que a cidade tenha uma mobilidade adequada, com mais conforto e eficiência. Teresina já nos proporcionou tantas conquistas. O que buscamos fazer é apenas pagar um pouco dessa dívida que temos com o povo”, completou Firmino.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2dlTM9J