Notícias

Duarte Nogueira assume a prefeitura Ribeirão Preto dizendo não temer os futuros desafios

O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) assumiu neste domingo (1) a prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Na cerimônia de posse, o tucano afirmou que sacrifícios serão necessários ao longo de sua gestão diante da crise econômica que atinge todo o país. O prefeito empossado disse não temer os problemas que a cidade enfrenta – em um período de grandes dificuldades financeiras, políticas e administrativas.

O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) assumiu neste domingo (1) a prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Na cerimônia de posse, o tucano afirmou que sacrifícios serão necessários ao longo de sua gestão diante da crise econômica que atinge todo o país. O prefeito empossado disse não temer os problemas que a cidade enfrenta – em um período de grandes dificuldades financeiras, políticas e administrativas.

O tucano ressaltou, durante o discurso de posse, que pela “imprevidência e irresponsabilidade” de alguns, não deve e nem irá temer os desafios que enfrentará ao longo de sua gestão. “O futuro nos será recompensador”, disse. As informações são de matéria publica no jornal Estado de S. Paulo.

“Esse momento exige preparo multiplicado, abordagens construtivas, motivação coletiva, envolvimento familiar, trabalho conjunto e solidariedade. Essa Câmara Municipal em mais alguns dias receberá projetos por nós enviados e dentro de sua atribuição deverá discuti-los e aperfeiçoá-los para votar. Sacrifícios serão necessários, assim como serão compreendidas suas necessidades nesse momento difícil que a cidade atravessa devida à irresponsabilidade de alguns”, afirmou logo após a posse.

A cerimônia foi realizada na manhã deste domingo e empossou também o vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa (PPS), além dos vereadores escolhidos para o mandato de 2017 a 2020, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

Nogueira também anunciou que suspenderá qualquer tipo de contratação e não pagará as despesas deixadas pela gestão anterior por 60 dias, segundo o Portal G1. As decisões fazem parte de um pacote de 25 decretos que serão publicados nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial do município. Segundo o tucano, a medida tem como objetivo sanar a dívida de cerca de R$ 2,1 bilhões deixada por gestões anteriores, mas a suspensão não inclui o pagamento dos salários dos servidores, que seguirão recebendo normalmente.

O prefeito, durante o discurso, homenageou o pai, dizendo que carrega “no sangue a aptidão para a política”. Seu pai foi prefeito da cidade por duas vezes – Antonio Duarte Nogueira (de 1969 a 1973 e entre 1977 e 1983), morto em 1990.

Duarte Nogueira foi eleito no segundo turno das Eleições Municipais de 2016 com 56,94% da preferência dos eleitores, o que corresponde a 147.705 votos.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no Estadão

Confira aqui os principais trechos do discurso do prefeito Duarte Nogueira

Bom dia a todos e a todas.

Inicialmente agradeço a presença de todos que abrilhantam esta cerimônia de grande significado para os vereadores eleitos e suas famílias, para mim, minha família. Quero aqui cumprimentar minha mulher, Samanta, minha amiga, companheira e conselheira. Meus filhos e não posso deixar de lembrar de meu pai, de quem carrego o sangue, de quem carrego a aptidão para política e uma certa dose de perseverança, e da minha mãe, que carrego uma boa vontade de viver e uma certa energia irritante.

Cumprimento e agradeço também o meu vice, Carlos Cezar Barbosa, Camila, sua esposa e de sua família.

Quero agradecer a cada pessoa que depositou em nós a sua confiança no momento de escolher os governantes da cidade. Temos plena consciência do que isso representa para as pessoas. Também quero agradecer a toda equipe de transição com quem tive a honra de trabalhar nos últimos dois meses. Todos fizeram um excelente trabalho em prol da nossa cidade. Sem medir esforços, sem uma recusa sequer. Uma experiência que não esqueceremos. Em nome da nossa cidade, agradeço a cada um que participou com sua quota de colaboração.

Esta fala marca o meu primeiro pronunciamento como prefeito empossado de Ribeirão Preto, portanto, reitero meus agradecimentos a todos que confiaram seus votos ao me escolher como seu prefeito. Agradeço, portanto, novamente a todo povo de Ribeirão Preto.

Na democracia, o processo eleitoral é a essência da vontade da maioria. Em tempos difíceis ela se torna ainda mais exigente e seletiva, exigindo lideres firmes e resilientes. Esse momento exige preparo multiplicado, abordagens construtivas, motivação coletiva, envolvimento familiar, trabalho em conjunto e solidariedade. Prioritariamente para quem mais precisa da prefeitura e das ações do governo. Essa Câmara Municipal em mais alguns dias receberá os projetos que enviaremos e dentro da sua atribuição haverá de ser apreciado, discutidos, aperfeiçoados e votados. Sacrifícios serão necessários assim como serão compreendidos, suas necessidades nesse momento que a cidade atravessa pela imprevidência e irresponsabilidade de alguns. Não tememos e nem devemos temer os desafios que temos pela frente. O futuro nos será recompensador.

Nossa cidade é viva e dinâmica, e vivemos em um tempo de extraordinária mudança. O prefeito tem que respeitar a história e tradições que Ribeirão carrega e como oscila conforme seu destino natural na história, portanto, serei incansável não temo as adversidades. Foram elas que me trouxeram até aqui. Que me impulsionaram à vida pública. Aprendi desde cedo que conquistas não caem do céu. Vamos tomar medidas necessárias. Remédio amargo no início. Às vezes tomamos medidas duras que não nos fazem sentir bem. Será necessária toda determinação e coragem para em quatro anos cumprirmos todos os compromissos assumidos. Muitos deles já poderiam ser resgatados no primeiro ano, que é devolver a cidade à sua normalidade e sua zeladoria e funcionamento com todos os serviços básicos em pleno funcionamento.

Esta é também uma solenidade de primordial importância para a vida política de Ribeirão Preto, em muitos aspectos. Todos que acompanharam as notícias de nossa cidade nos últimos tempos sabem que vivemos um período de grandes dificuldades financeiras, políticas e administrativas. E infelizmente parte dos problemas não é um privilégio de Ribeirão Preto. O País vive uma grande crise econômica, política e moral.

Ribeirão tem sua situação agravada em relação a muitas outras cidades, de mesmo porte, ou menores. Ou pelo menos é o que nos parece, o que nos apresenta. Porque mexem com o nosso chão, a nossa casa. Assim, mesmo que menores fossem os problemas, eles pareceriam para nós muito maiores do que o de outras cidades, de outros estados. Porque aqui nos importa mais. É nossa cidade que buscamos proteger e proporcionar o seu desenvolvimento. É um momento de extrema dificuldade. E uma situação que tem provocado descrédito, desconfiança, desesperança nas pessoas. É triste, mas é fato. Boa parte da população não acredita que as soluções chegarão. E estas pessoas têm motivos para assim pensar. Mas sempre é possível espalhar um pouco de otimismo. É possível plantar esperança e ânimo para que as soluções apareçam e melhorem a vida das pessoas.

Quem acompanha a minha vida política sabe do quanto lutei para chegar a este momento. Participei de disputas difíceis nem sempre realizadas de forma leal. Mas não tenho do que reclamar. Foram passos firmes dados em direção a um ideal maior, em busca de um sonho. Amadureci com estas disputas. Sinto-me hoje preparado para administrar a minha cidade com segurança. Mudar a vida das pessoas, melhorar os serviços, qualificar a cidade para o futuro é um sonho que começo a realizar. E não vou perder tempo. Sei dos desafios que nos espera. E não haverá milagre. Vamos enfrentar cada obstáculo com determinação. Precisaremos, claro, pedir ajuda de todos, em um trabalho de união de forças. Teremos sacrifícios? Sim. Haverá uma subida pela frente que exigirá esforço. E também um pouco de paciência. Não haverá mudança da noite para o dia. Vou precisar do precisar do apoio de todos. Vou precisar do apoio de todos. Cada cidadão da cidade é vital na tarefa de recuperar a nossa querida Ribeirão. Nenhum de nós é perfeito. Mas, faremos como se perfeito fossemos pois Ribeirão merece o melhor de cada um de nós. Teremos lutas diárias, algumas venceremos, algumas perderemos e outras, só saberemos com o tempo, mas, sairemos cada noite com a certeza de que os sacrifícios de hoje, valeram. Que nossos instintos não falharam, que nosso melhor foi suficiente. Escolhi um time de craques para me auxiliar nessa tarefa. Mulheres e homens capacitados, altamente capacitados para as tarefas desafiadoras que teremos pela frente. Sobre aspectos de natureza ética não tolerarei os desvios de conduta ética, portanto, se alguém desviar será investigado e punido com o rigor da lei.

Temos certeza, no entanto, que contaremos com a compreensão da população que espera ver a cidade mais limpa, com praças públicas bem cuidadas, ruas bem pavimentadas e prédios públicos conservados. Assim como de pessoas que querem, e com razão, melhor atendimento na saúde, na educação, na área social e em muitas outras. Não vamos prometer facilidades. O temos a oferecer é muita disposição e trabalho. Contaremos com uma equipe comprometida, motivada e apta a cuidar da cidade. A escolha dos integrantes do governo foi feita levando em consideração a capacidade técnica de cada um. O conhecimento da cidade e de seus problemas e o desejo de cada um de colaborar com o seu melhor para o sucesso não do governo, mas da cidade como um todo.

Chegamos a um momento em que as mudanças são urgentes. Não é possível seguir no mesmo caminho trilhado até agora. Precisaremos tomar medidas fortes, que podem ser incompreendidas inicialmente, mas inevitáveis. É neste momento que precisamos contar com a participação do Poder Legislativo. Vereadores empossados aqui nesta solenidade terão parcela importante de colaboração na condução da cidade. Não em uma relação de troca de favores, mas no diálogo em torno de projetos para a cidade. Queremos manter com a Câmara Municipal um relacionamento republicano, harmonioso, mas de independência. Com 22 anos de atuação no Legislativo sei da importância de cada parlamentar e do que representa a capacidade de cada um de colaborar. Ás vezes essa colaboração vem em forma de crítica que serve para corrigir rumos. Muitas vezes a colaboração vem na aprovação de uma emenda que melhora um projeto do Executivo.

Como qualquer outro governo enfrentaremos oposição. E a respeitaremos como também é comum às administrações. Porque também somos sabedores da responsabilidade dos opositores, que não farão uma oposição gratuita apenas com o desejo de sucesso fácil em disputas futuras. Essa é a minha declaração de confiança de que os políticos de nossa cidade por ela lutarão. Sei que não estarei sozinho nesta jornada, porque todos querem uma cidade melhor após a travessia de um período de dificuldades. É isso que buscaremos com vigor.

E começaremos logo. Não dá para esperar até amanhã. As nossas primeiras medidas serão anunciadas ainda hoje, de forma transparente, diante da sociedade, com prestação de contas desde o início, como convém a qualquer homem público. Muitos considerarão as ações duras. Mas o momento exige. Tenho plena convicção que nós vamos conseguir superar os obstáculos em busca da transformação de nossa cidade, que precisa neste momento de um período de reconstrução. Pode ser que os resultados demorem um pouco a aparecer, mas a confiança nos fará persistir no trabalho sério, na conduta sem desvios.

Sei que precisaremos de apoio e de torcida de todos. Vamos buscar a união e o trabalho sempre. Em troca vamos oferecer o nosso melhor esforço, o trabalho incansável pela melhor cidade, pelo melhor atendimento, pelo desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e renda. Nossa cidade tem um povo excelente e condições de ser muito melhor do que é hoje. Será preciso apenas melhorar a gestão, organizar o trabalho, estabelecer boas práticas de governança. Porque temos um corpo de servidores de excelente qualidade. Estão apenas desmotivados pelos recentes acontecimentos. E não sem razão.

Mas esta é uma página a ser virada. Agora é olho firme no futuro. Quero contar com o apoio republicano do poder legislativo e com os olhos dos cidadãos da sociedade civil organizada e com a torcida de todos. Assim vamos vencer as batalhas no objetivo de contribuir com a felicidade das pessoas em uma cidade mais humana.

Muito obrigado a todos.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2iYXbB6