Notícias

Eleições municipais expõem enfraquecimento do PT nas capitais

As eleições municipais deste ano podem reforçar o enfraquecimento político que o Partido dos Trabalhadores vem sofrendo Brasil afora. Pesquisas apontam que o PT lidera apenas duas disputas para prefeitura entre as 19 capitais nas quais tem candidatos – em Rio Branco, no Acre, e em Porto Velho, Rondônia. Em Porto Alegre, o partido está em empate técnico, enquanto que em Recife e Fortaleza, seus candidatos estão no segundo e terceiro lugar, respectivamente.

16 de setembro de 2016

As eleições municipais deste ano podem reforçar o enfraquecimento político que o Partido dos Trabalhadores vem sofrendo Brasil afora. Pesquisas apontam que o PT lidera apenas duas disputas para prefeitura entre as 19 capitais nas quais tem candidatos – em Rio Branco, no Acre, e em Porto Velho, Rondônia. Em Porto Alegre, o partido está em empate técnico, enquanto que em Recife e Fortaleza, seus candidatos estão no segundo e terceiro lugar, respectivamente. Nas demais cidades, os petistas somam menos de 10% das intenções de voto. O deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO), interpreta o resultado como consequência da má gestão executada pelo PT, além das denúncias de corrupção que atingem a legenda e suas principais lideranças.

“Não só as denúncias, mas a administração de Dilma Rousseff também pesou negativamente ao PT. O Partido dos Trabalhadores está colhendo o que foi feito nos últimos anos, tanto de incompetência quanto de denúncia”, afirmou.

Diante dos resultados, o secretário de organização do PT, Florisvaldo Souza, minimizou as pesquisas. Para o petista, a conjuntura política atrapalha, mas o partido sempre vence as eleições. Fábio Sousa acredita que o PT negligencia a opinião dos eleitores ao assumir tal postura, típica de quem está atrás na corrida eleitoral.

“É aquela política, quando a pesquisa é boa o candidato acha que está certa, mas quando a pesquisa não é boa, o candidato acha que tem algo errado. Não é hora de julgar institutos de pesquisa, é hora de rever posicionamentos políticos”, acrescentou o tucano.

As pesquisas mostram ainda que PSDB e PMDB possuem o melhor desempenho até agora. Os tucanos disputam a prefeitura em 13 capitais, com quatro candidatos à reeleição.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2cfebQK