Notícias

Partido mais votado do Brasil, PSDB elegeu 46% dos seus candidatos a prefeito

O sucesso do PSDB nas eleições municipais deste ano não se restringe apenas ao fato de ter sido o partido mais votado do país, e nem o que mais elegeu prefeitos em cidades médias e grandes. O PSDB também foi o partido mais eficiente na conta que leva em consideração o total de candidatos próprios e o número de eleitos. Dos 1.721 tucanos que se candidataram a prefeituras neste ano, 46% conseguiram se eleger, isso apenas no primeiro turno. É a taxa mais alta entre as outras 34 legendas.

5 de outubro de 2016

Brasília (DF) – O sucesso do PSDB nas eleições municipais deste ano não se restringe apenas ao fato de ter sido o partido mais votado do país, e nem o que mais elegeu prefeitos em cidades médias e grandes. O PSDB também foi o partido mais eficiente na conta que leva em consideração o total de candidatos próprios e o número de eleitos. Dos 1.721 tucanos que se candidataram a prefeituras neste ano, 46% conseguiram se eleger, isso apenas no primeiro turno. É a taxa mais alta entre as outras 34 legendas.

Esse número pode ser ainda maior. Caso o PSDB consiga eleger os candidatos que ainda disputarão o segundo turno em 19 municípios, essa taxa pode crescer para até 47,1%. As informações são de reportagem desta quarta-feira (5) do jornal Valor Econômico.

Em segundo lugar no ranking de eficiência vem o PMDB, com 44,3% de seus candidatos eleitos. Em seguida está o PP, com 43,4%, e o PSD, com 40,3%.

Os índices são unânimes, no entanto, ao apontar a derrocada do Partido dos Trabalhadores. Afetado profundamente pelos desdobramentos da Operação Lava Jato, da qual o seu principal líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é réu, além de afastado da Presidência da República com o impeachment de Dilma Rousseff, o PT lançou apenas 981 candidatos a prefeito neste ano, cerca de metade do número de candidatos das eleições de 2012. Apenas 256 foram eleitos, o equivalente a 26,1%. O PT é o 13º no ranking de eficiência dos partidos.

O PSDB cresceu em comparação aos resultados das eleições municipais de 2012. Naquele ano, a taxa de eficiência foi de 43,9%. O PT, por outro lado, já apresentava uma taxa menor que a de seus concorrentes, 36,9%, mas não tão ruim quanto a de 2016, quase 11 pontos percentuais inferior.

Já no quesito vereadores, o PSDB alcançou sucesso eleitoral de 17%. Foram 5.355 vereadores eleitos, um aumento de 4% em relação aos 5.146 do último pleito. Neste ranking, o PT aparece em 10º lugar, com 13,2%. Foram 21.360 candidatos, sendo que apenas 2.809 acabaram eleitos.

Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal Valor Econômico.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2d4vbbp