Notícias

Pedro Taques ouve reivindicações de participantes do Fórum Estadual de Crianças e Adolescentes

Cuiabá sedia o Fórum Estadual das Crianças e Adolescentes (Foca), que conta com a participação de 54 jovens de diversos municípios do estado. Estes jovens estiveram no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira para conhecer a estrutura e funcionamento do Executivo estadual e foram recebidos pelo governador Pedro Taques que ouviu a reivindicação de cada grupo que participa do Foca, que inclui representantes quilombolas, indígenas, LGBT e do socioeducativo.

12 de julho de 2016

Cuiabá sedia o Fórum Estadual das Crianças e Adolescentes (Foca), que conta com a participação de 54 jovens de diversos municípios do estado. Estes jovens estiveram no Palácio Paiaguás nesta segunda-feira para conhecer a estrutura e funcionamento do Executivo estadual e foram recebidos pelo governador Pedro Taques que ouviu a reivindicação de cada grupo que participa do Foca, que inclui representantes quilombolas, indígenas, LGBT e do socioeducativo. O Fórum tem como principal objetivo a discussão de direitos, deveres e garantias dos jovens, com ações propostas pelo próprio grupo.

Pedro Taques exaltou a importância do Foca. “As crianças e adolescentes estão sendo ouvidos sobre suas necessidades. É a primeira vez que o Fórum é feito e para mim, como governador, é motivo de orgulho e alegria. Recebi aqui no Palácio a reinvindicação de cada um deles. Temos adolescentes infratores, quilombolas, indígenas, crianças e adolescentes do estado todo, o que mostra que também nesta área está tendo transformação”.

São crianças e adolescentes que são trabalhadas para assumir o protagonismo juvenil. Conhecer o poder Executivo estadual e a autoridade máxima de governo é uma demonstração única de que as crianças e adolescentes são tratadas como prioridade máxima no estado, destaca o secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda. “Esses jovens representam a sociedade e estamos dando a eles uma capacidade de formação. Eles integrarão os conselhos, daremos condições para que participem ativamente e opinem. Qualquer país de primeiro mundo condiciona seu crescimento aperfeiçoando o mecanismo de escuta qualificada e é o que estamos fazendo no estado de Mato Grosso pela primeira vez”.

O estudante Djason Rique, que participa do programa Jovem Embaixador, é um dos principais incentivadores do Foca. “Lançar o fórum em Mato Grosso é um passo histórico e a visita ao governador foi esplendorosa. O Executivo estadual com o lema de transformar Mato Grosso está assumindo o compromisso de que os adolescentes de todo canto do estado tenham realmente espaço de participação e voz ativa”. O jovem de Lucas do Rio Verde ressalta que estes 54 adolescentes que estão em Cuiabá, representando o estado, irão a Brasília, participar das formações, congressos e conferencias para consolidar este espaço, que cresce cada vez mais com a participação e protagonismo de crianças e adolescentes.

Segundo Djason Rique o planejamento neste primeiro momento é instaurar o Fórum, com oficinas que, entre outras ações, instruirão as crianças e adolescentes participantes sobre o papel deles na política pública e as formas de participar de um plano de ação do Executivo e do Legislativo. Já o segundo momento será mais burocrático, com a constituição de um regimento interno que dará ao Foca uma autonomia tanto legal quanto representativa. Ainda de acordo com o jovem, tudo que o for decidido no Fórum será entregue ao Conselho Estadual para que dessa forma as deliberações possam ser discutidas e incluídas nas políticas públicas do Executivo estadual.

*Do portal do governo de Mato Grosso

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/29PoTdI