Notícias

Eleições 2016: Tucanos podem chegar a 27 prefeituras nas 93 maiores cidades do Brasil, caso de confirme os resultados das pesquisas

Pesquisas indicam que PSDB mantêm liderança no 2º turno

A maior vitória da história do PSDB nas eleições municipais, com as 793 prefeituras conquistadas no primeiro turno do pleito deste ano, deve ser ampliada no dia 30 de outubro. O PSDB lidera as pesquisas de intenção voto no segundo turno, com dez candidatos isolados em 1º lugar nos levantamentos, e outros três na liderança, dentro da margem de erro. Nas 93 principais cidades do Brasil, grupo que reúne 26 capitais e 67 municípios com mais de 200 mil eleitores, o PSDB também se consagrou como grande vencedor no 1º turno: foram 14 prefeitos eleitos.

Pesquisas indicam que PSDB mantêm liderança no 2º turno

Brasília (DF) – A maior vitória da história do PSDB nas eleições municipais, com as 793 prefeituras conquistadas no primeiro turno do pleito deste ano, deve ser ampliada no dia 30 de outubro. O PSDB lidera as pesquisas de intenção voto no segundo turno, com dez candidatos isolados em 1º lugar nos levantamentos, e outros três na liderança, dentro da margem de erro. Nas 93 principais cidades do Brasil, grupo que reúne 26 capitais e 67 municípios com mais de 200 mil eleitores, o PSDB também se consagrou como grande vencedor no 1º turno: foram 14 prefeitos eleitos.

As informações foram levantadas pelo Drive do jornalista Fernando Rodrigues, com base nas mais recentes pesquisas de 44 das 56 cidades que disputarão o 2º turno no próximo dia 30 de outubro.

Os dez candidatos tucanos isolados nas pesquisas, segundo o levantamento, são: Alex de Freitas, em Contagem (MG); Luiz Fernando Machado, em Jundiaí (SP); Rui Palmeira, em Maceió (AL); Arthur Virgílio Neto, em Manaus (AM); Nelson Marchezan Júnior, em Porto Alegre (RS); Dr. Hildon, em Porto Velho (RO); Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto (SP); Paulo Serra, em Santo André (SP); Orlando Morando, em São Bernardo do Campo (SP); e Max Filho, em Vila Velha (ES).

Caso o PSDB consiga eleger os seus 13 candidatos mais competitivos, pode chegar a 27 prefeituras nas 93 maiores cidades do Brasil em 2017, garantindo a maior hegemonia de um partido dentro deste universo desde 1996.

Ironicamente, o maior domínio neste nicho, até o momento, havia sido do PT em 2008, com 25 prefeituras conquistadas. Em contrapartida, o Partido dos Trabalhadores teve, nas eleições municipais de 2016, o seu pior desempenho. Além de ter eleito apenas 256 prefeitos em todo o Brasil, a legenda não lidera as pesquisas de intenção de voto, dentro da margem de erro, em nenhum dos 44 municípios que terão disputa de 2º turno. Dentre as 93 principais cidades do país, o PT garantiu apenas uma prefeitura: Rio Branco (AC).

tabela-drive-eleicoes-2016

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2equWrV