Notícias

PSDB elege prefeitos em cinco capitais do Norte e Nordeste, antigos redutos petistas

A força do PSDB nas urnas foi consolidada pelo desempenho do partido nessas eleições municipais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, antigos redutos do Partido dos Trabalhadores. Ao todo, foram cinco capitais conquistadas pelos tucanos: três no Norte – Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO) – e duas no Nordeste – Maceió (AL) e Teresina (PI). Já o PT conseguiu eleger seu prefeito em apenas uma capital, Rio Branco (AC). No Nordeste, região que costumava votar tradicionalmente em candidatos do partido, o PT passou em branco.

Brasília (DF) – A força do PSDB nas urnas foi consolidada pelo desempenho do partido nessas eleições municipais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, antigos redutos do Partido dos Trabalhadores. Ao todo, foram cinco capitais conquistadas pelos tucanos: três no Norte – Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO) – e duas no Nordeste – Maceió (AL) e Teresina (PI). Já o PT conseguiu eleger seu prefeito em apenas uma capital, Rio Branco (AC). No Nordeste, região que costumava votar tradicionalmente em candidatos do partido, o PT passou em branco.

Em Manaus (AM), os eleitores reelegeram o prefeito Artur Neto (PSDB) com 55,46% dos votos, mais de 120 mil votos de vantagem sobre o adversário, Marcelo Ramos (PR). O tucano avaliou que o resultado foi consequência da “aliança” que firmou com a população manauara.

“Lá atrás, em 1988, eu me elegi prefeito e foi contra todo mundo. E agora de novo. O que havia de cacique, gente que se imaginava dona de voto, a gente não podia nem contar com as mãos, mas eu preferi fazer uma aliança com o povo, porque eu não loteei jamais e não lotearei nunca cargos, secretarias. Não faço acordo desse tipo”, destacou.

Outro reeleito foi o tucano Zenaldo Coutinho, em Belém. O prefeito recebeu 396.770 votos, o equivalente a 52,33% da preferência dos eleitores, e agradeceu aos seus apoiadores. “Diziam que nós não tínhamos chance nem de ir para o 2º turno. Saímos nessa grande caminhada e eu quero aproveitar para agradecer aos milhares de pessoas que nos ajudaram, militantes nos mais diferentes bairros e eles se somaram em um grande esforço”, disse.

Com uma larga vantagem sobre o adversário, o tucano Dr. Hildon Chaves (PSDB) assumirá a Prefeitura de Porto Velho em 2017. O candidato foi eleito com 65,1% dos votos válidos. Já o adversário Léo Moraes (PTB) obteve 34,8% dos votos válidos.

Nordeste

No Nordeste, a vitória do PSDB começou no primeiro turno. O atual prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi reeleito para o cargo no dia 02 de outubro com 220.042 votos, o que corresponde a 51,14% dos votos válidos. “É um momento de alegria, uma vitória de uma população generosa e bondosa. Fizemos uma campanha de prestação de contas. Agora, é mostrar serviço”, afirmou na época.

Em Maceió (AL), a população também reelegeu o prefeito Rui Palmeira (PSDB), com 60,27% dos votos válidos. O tucano agradeceu os maceioenses pela confiança em sua gestão. “Quero agradecer demais a todos que nos apoiaram, que foram muito importantes nesse segundo turno e a todos que estiveram conosco nessa grande jornada. Agradecer também ao povo de Maceió que nos deu essa grande vitória, que nos confiou mais quatro anos de trabalho”, completou.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2ehmAPG