Notícias

Tucano Eduardo Leite está entre os cinco jovens políticos em ascensão na América Latina

Apesar da crise sem precedentes deixada pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff, uma nova geração de líderes está revigorando o cenário político brasileiro. A revista norte-americana America’s Quaterly elencou cinco políticos com menos de 40 anos que estão em ascensão na América Latina. O prefeito de Pelotas (RS), Eduardo Leite (PSDB), está entre as jovens lideranças citadas pela publicação.

20 de outubro de 2016

Brasília (DF) – Apesar da crise sem precedentes deixada pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff, uma nova geração de líderes está revigorando o cenário político brasileiro. A revista norte-americana America’s Quaterly elencou cinco políticos com menos de 40 anos que estão em ascensão na América Latina. O prefeito de Pelotas (RS), Eduardo Leite (PSDB), está entre as jovens lideranças citadas pela publicação.

Segundo a revista, o ranking é composto por políticos que estão “sacudindo” e transformando os governos locais. Os escolhidos, na avaliação deles, prezam pela inovação, transparência, participação da população como agentes da mudança e provam que política não precisa ser formada apenas por pessoas mais velhas.

Com apenas 27 anos, em 2012, o tucano foi o mais jovem prefeito eleito em Pelotas. Sua gestão foi marcada pela implementação de políticas públicas voltadas para áreas como saúde, educação e infraestrutura. Apesar de ser líder nas pesquisas de intenções de voto para a as eleições deste ano, Leite decidiu não concorrer por não concordar com a reeleição. Ele apoiou a também tucana Paula Mascarenhas, que foi eleita no primeiro turno com cerca de 60% dos votos.

Além do tucano, a lista contém ainda o deputado estadual do México Pedro Kumamoto, a deputada Verónika Mendoza, que foi candidata à Presidência do Peru neste ano, a prefeita boliviana de El Alto, Soledad Chapetón, e a venezuelana Patricia de Ceballos, prefeita de San Cristóbal.

A revista reitera que os políticos foram escolhidos por oferecer uma visão esperançosa para a América Latina por meio de ações pragmáticas e humildes que raramente os colocam em evidência na imprensa internacional. Segundo a reportagem, essas novas vozes mostram como novas ideias e soluções estão por toda parte, só é preciso estar atento para percebê-las.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2eoff2f