Notícias

Wilson garante desconto no IPTU no primeiro ano de governo em Cuiabá

O candidato a prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB-MT) anunciou, nesta sexta-feira (7), que vai conceder um desconto maior para quem pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no próximo ano. Além do desconto, que vai passar dos atuais 12% para 17%, Wilson disse ainda que vai estender o prazo para o pagamento à vista ou parcelado, passando de março para maio. “Está tudo mundo apertado.

8 de outubro de 2016

O candidato a prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB-MT) anunciou, nesta sexta-feira (7), que vai conceder um desconto maior para quem pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no próximo ano. Além do desconto, que vai passar dos atuais 12% para 17%, Wilson disse ainda que vai estender o prazo para o pagamento à vista ou parcelado, passando de março para maio.

“Está tudo mundo apertado. Vamos passar o carnê de março para maio e também vou ampliar para mais 5% o desconto para quem pagar à vista”, disse o tucano durante reunião na Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) com empresários do setor e dirigentes de sindicatos. Wilson foi recebido na sede da entidade pelo presidente Hermes Martins para que pudesse explanar ao setor quais são seus planos para fortalecer ainda mais o comércio.

Este ano em Cuiabá, o IPTU foi programado pela prefeitura para ser pago entre março e outubro, tanto em cota única como parcelado e a expectativa da Secretaria de Fazenda é que sejam arrecadados R$ 110 milhões. Com a medida a ser adotada, passando o primeiro pagamento para maio, Wilson, caso seja eleito, espera dar uma folga no bolso do contribuinte, que já tem muitas despesas no início do ano.

“Eu sei que faz a diferença [prorrogar o prazo]. Eu mesmo faço de questão de pagar à vista e fico brigando por mais um ou dois por cento [de desconto]”, disse o candidato, que aproveitou para informar que não tem nenhum interesse em reajustar as alíquotas do imposto no próximo ano.

Entre as medidas anunciadas pelo tucano durante a reunião na Fecomércio, estão o congelamento da tarifa de ônibus em 2017; a redução do número de alvarás; a reestruturação da Vigilância Sanitária para fortalecer a fiscalização; e o retorno da faixa verde no centro da cidade em um prazo de 100 dias.

Centro Histórico

A recuperação do centro histórico de Cuiabá também é outra ação que será tomada. Para isso, Wilson disse que irá buscar a parceria dos bancos instalados na região. As praças Alencastro e da República serão reformadas e intensificados os programas para a retirada de moradores de rua. Uma creche será criada para atender quem trabalha e mora no local.

A ideia também é estimular a ocupação de imóveis que estão vazios, diminuindo, como incentivo, as alíquotas do IPTU e do ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) do centro histórico. A região será movimentada com a criação de eventos, como feiras de artesanato e o fortalecimento da tradicional Feira das Flores. “Vamos dar uma nova roupagem nos calçadões, retirar a cracolândia. Podem ter certeza que o centro histórico vai ser tratado com muito carinho”, afirmou.

O presidente da Fecomércio, Hermes Martins, disse que a entidade está lançando uma cartilha contra a pirataria em favor do comércio legal, e pediu o apoio do tucano, sendo ele eleito no dia 30 de outubro. Outro projeto apresentado refere-se à mobilidade urbana para melhorar o tráfego dentro do Centro Político Administrativo, principalmente na região da Secretaria de Fazenda.

“O comércio é a principal atividade econômica de Cuiabá e o principal gerador de empregos. Tudo aquilo que eu puder fazer como prefeito para fortalecer o setor, eu vou fazer”, garantiu Wilson Santos.

*Da Assessoria de Imprensa do candidato Wilson Santos

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2dDDMSX