Números

Governos do PSDB estão entre os que mais garantem empregos para os jovens

Dois estados governados pelo PSDB estão entre os três que garantem mais empregos para os jovens. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) apontam que, sob o comando do governador Geraldo Alckmin (PSDB), São Paulo registrou o melhor saldo de empregos do país para jovens de 18 a 24 anos – 94.185 vagas nos primeiros seis meses do ano.

03 de agosto de 2017

Brasília (DF) – Dois estados governados pelo PSDB estão entre os três que garantem mais empregos para os jovens. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) apontam que, sob o comando do governador Geraldo Alckmin (PSDB), São Paulo registrou o melhor saldo de empregos do país para jovens de 18 a 24 anos – 94.185 vagas nos primeiros seis meses do ano.

Governado pelo tucano Beto Richa, o Paraná ficou em terceiro lugar, atrás de Minas Gerais, com 26.936 postos de trabalho criados no mesmo período para esse faixa etária, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado (11.616).

Os jovens foram os campeões em contratações no estado no semestre. Em segundo lugar ficaram os trabalhadores com entre 30 e 39 anos (148.710) e, em terceiro, os entre 25 e 29 anos (102.037).

Para o deputado estadual Andre Bueno (PSDB-PR), os dados do Caged são reflexo das políticas implementadas pelos governos tucanos nos dois estados, criando oportunidade para os jovens trabalhadores.

“É uma característica dos governantes do PSDB dar credibilidade jurídica e segurança para as empresas investirem no estado. No Paraná, empresas que não confiavam mais no estado voltaram a ter confiança com alguns programas do governador Beto Richa, que tem promovido ações voltadas a atrair empresas de fora que buscam o jovem como apoio, como colaborador. Isso está muito nítido aqui para nós”, afirmou.

Na avaliação do tucano, a gestão de Alckmin em São Paulo tem sido exemplo para o Paraná na atração de empresas e na consequente melhora na geração de empregos. “São Paulo é a grande referência. É um orgulho para o Paraná estar no caminho de São Paulo. O PSDB e seus governantes têm muito essas características de atrair empresas, de dar segurança jurídica, de abrir o estado, bem diferente de outros momentos aqui no estado, que era muito fechado, não se tinha segurança. Agora, nós temos tudo isso”, completou.

O diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, explicou ao site do Governo do Paraná que a previsão é que, mantido esse ritmo de contratações, o desemprego nessa faixa etária caia no Paraná nos próximos meses. O último dado disponível medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao primeiro trimestre mostra um índice de desemprego de 10,3% em todo estado. No Brasil, a taxa está em 13%.

Indústria

Segundo Suzuki Júnior, a retomada da produção industrial foi fundamental para a abertura de novas vagas. A indústria da transformação foi a que mais gerou vagas entre os jovens, com saldo de 10.018 vagas no primeiro semestre.

Em segundo lugar ficaram atividades administrativas e serviços complementares, com 2.688 empregos, seguida pelo comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 2.317 novos empregos.

Os grandes centros urbanos foram destaques na geração de vagas para os jovens. Curitiba registrou um saldo de 5.939 vagas na faixa de 18 a 24 anos. Maringá (1.769), Cascavel (1.440) e Londrina (977) vieram na sequência.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2wdDCso