Números

4 de outubro de 2016

Herança PT: Produção da indústria tem a maior queda desde 2012

A produção da indústria brasileira teve a maior queda desde janeiro do ano de 2012. De acordo com o IBGE, agosto apresentou um recuo de 3,8% em relação ao mês anterior. O número interrompeu uma sequência de 5 meses seguidos de altas no setor. De janeiro a agosto, a indústria acumula queda de 8,2% e, em 12 meses, de 9,3%. No caso da taxa anual, o ritmo de perda teve uma queda ligeira, já que em junho foi de -9,8% e em julho de -9,6%.

4 de outubro de 2016

A produção da indústria brasileira teve a maior queda desde janeiro do ano de 2012. De acordo com o IBGE, agosto apresentou um recuo de 3,8% em relação ao mês anterior. O número interrompeu uma sequência de 5 meses seguidos de altas no setor.

De janeiro a agosto, a indústria acumula queda de 8,2% e, em 12 meses, de 9,3%. No caso da taxa anual, o ritmo de perda teve uma queda ligeira, já que em junho foi de -9,8% e em julho de -9,6%.

Até mesmo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, admitiu ver com “certa preocupação” os resultados da produção industrial no país. Ele avaliou os resultados da pesquisa após participar de reunião, no Palácio do Planalto, do chamado Fórum de Desenvolvimento Produtivo.

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) aponta que a indústria foi a mais prejudicada durante a crise econômica iniciada na gestão da presidente Dilma Rousseff.

“A indústria, sem dúvida nenhuma, foi uma das mais sacrificadas no governo do PT que, de fato, acabou desestruturando totalmente a indústria brasileira. O governo federal agora tem uma nova sistemática, um tratamento também com o emprego, que é fazer aumentar o consumo no Brasil, tratando de forma que é o ideal, e não preconceituosa e ideológica como era no governo anterior da  presidente Dilma.”

Nilson Leitão alerta que o setor deve demorar para se restabelecer totalmente no Brasil. “Demora um pouco para essa máquina voltar. Essa máquina estava estagnada, estava parada, andando quase de ré. Essa marca é pesada. Até ela voltar a funcionar, ela demora mais um pouco.  Mas vai voltar. Agora, pelo menos, nós temos uma luz no fim do túnel. Nós não tínhamos nem isso. Nós tínhamos era um quadro com números mentirosos, um quadro totalmente maquiado pelo governo anterior.”

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2dQ3HF6