Números

Reflexo da gestão petista, PIB do Brasil é o último de ranking com 39 países

A economia brasileira ainda sofre com os reflexos negativos dos 13 anos de governo petista. O Brasil amargou novamente a lanterna no ranking de 39 países que já divulgaram dados oficiais de crescimento econômico para o terceiro trimestre. Com uma queda de 2,9% no Produto Interno Bruto (PIB), na comparação com o mesmo período de 2015, o Brasil chega à sua décima redução consecutiva.

Brasília (DF) – A economia brasileira ainda sofre com os reflexos negativos dos 13 anos de governo petista. O Brasil amargou novamente a lanterna no ranking de 39 países que já divulgaram dados oficiais de crescimento econômico para o terceiro trimestre. Com uma queda de 2,9% no Produto Interno Bruto (PIB), na comparação com o mesmo período de 2015, o Brasil chega à sua décima redução consecutiva.

As informações são de reportagem desta quarta-feira (30) do jornal O Estado de S. Paulo. A comparação internacional, elaborada pela Austin Rating, representa 83% do PIB mundial. O Brasil foi superado novamente por economias que enfrentaram recentemente fortes crises, como a Grécia, que conseguiu crescer 1,2%, e até mesmo por países que passaram por guerras, caso da Ucrânia, com superávit de 1,8%, e Rússia, com queda e 0,6% do PIB.

Países da Europa que ainda se recuperam da crise financeira de 2008 também conseguiram ficar bem à frente do Brasil. É o caso de Espanha, 7º lugar, e Portugal, que ficou em 24º lugar. O Brasil também ficou abaixo da média de outras nações dos Brics – grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: crescimento de 1,1%. Dentre os 39 países listados, a média de crescimento foi de 2,1%.

Já na ponta de cima da tabela estão as Filipinas, que alcançaram um crescimento de 7,1% no PIB, frente ao mesmo trimestre de 2015. Em seguida aparecem China (6,7%), Indonésia (5%), Israel (5%), Peru (4,4%) e Malásia (4,3%).

Leia AQUI a íntegra da matéria do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Site do PSDB

Link para ler no original: http://bit.ly/2gJpUZo